O que é Hip Hop? Quando surgiu?

Hip Hop é um gênero musical que surgiu na década de 70 nos EUA e atualmente é considerado um estilo de vida. É uma junção de Rap, música eletrônica e Funk.

Começou como um movimento cultural de latino-americanos, afro-americanos e jamaicanos no sul de Nova York. “Hip Hop” significa literalmente balançar os quadris. A filosofia do Hip Hop consistia em batalhar nas ruas por criatividade, não recorrendo a violência e as armas.

O que é que o hip hop representa atualmente? Uma das culturas populares mais influentes de nossa geração. O que surgiu com uma mistura de vários gêneros hoje se expressa na forma de artes, danças, modo de vestir e o estilo de vida dos seus seguidores.

Como é que é o estilo?

O Hip Hop possui alguns elementos sendo eles o Grafite, DJ, MC, B-boy e B-girl. Com o lema paz, amor e diversão o seu objetivo é dar voz e identidade para seus seguidores. Afinal, como é que é o Hip Hop em seus elementos?

  • Grafite é a expressão do estilo em forma de arte, pois seu objetivo é trazer movimento e chamar atenção sobre algo em forma de artes plásticas.
  • DJ é relacionado com a batida das músicas, o que é a base e essência da cultura. Surgiu quando a classe média começou a abandonar a vitrola e os jovens começaram a utilizar nas ruas para fazer música. É o Dj que conduz a rima, o movimento da dança e o grafiteiro.
  • MC é quem conduz as letras (pensamento) e expõe o que tem de ruim do mundo. As músicas podem ter temas de sofrimento, injustiça e reivindicações.
  • B-boy e B-girl é o estilo de dança. São os famosos street dance e funk style.

Qual é o hip hop 2019 que promete?

Sabemos como é que é o hip hop e quais são suas bases. Então vamos ver o top 3 mais tocadas neste mês e no ano de 2019:

  • A música Sunflower faz parte da animação “Homem aranha no aranhaverso” e foi assinada por Post Malone e Swae Lee.
  • Middle Child é cantada por J. Cole fala sobre a rotina de um rapper e algumas situações, como seus relacionamentos e modo de vida.
  • Sicko Mode do Travis Scott e Drake promete em 2019. Está bombando desde seu lançamento, mas ainda tem muito potencial.

Qual é o mais antigo e mais famoso?

Acabamos de ver o que nos aguarda esse ano, agora vamos dar uma recapitulada em 3 músicas da cultura e como é que é o Hip Hop das antigas, aqueles que deram origem ao que temos hoje e que fizeram grande sucesso.

O primeiro a destacar é “the message” lançado em 1982 pela banda Grandmaster Flash and the Furious Five no seu álbum de estreia. Ficou 4 vezes no topo das paradas da Billboard.

Apesar de ter sido lançada três anos antes da primeira, por dificuldades da gravadora, a música “Sugarhill Gang” da banda Rapper’s Delight foi um dos maiores sucessos mundiais do Hip Hop. Abordando o tema do Egocentrismo de cada membro da banda. Foi muito importante, pois implementou o Rap nos anos 70 e 80.

E por último “Planet Rock” do ano de 1983. Cantada por Kevin Donovan, mais conhecido como Bambaataa, foi considerada uma das músicas mais influentes do mundo. Uma junção de várias técnicas, um produtor Arthur Baker e Bambaata deram origem a essa música. Além disso, foi a primeira a usar o termo “hip hop”.

Qual é o Hip Hop Gospel mais procurado?

O Hip Hop gospel surgiu com o aumento de jovens cristãos nas regiões marginalizadas. Mas afinal, como é que é o Hip Hop Gospel? Assim como o secular busca expressão através de poesia alguma ideia. Nesse caso busca evangelizar e divulgar sobre o cristianismo em forma de música. Algumas bandas são Ao Cubo, Mensageiros da profecia e cantores como Pregador Luo.

Uma música muito conhecida e procurada é “1980” da banda Ao Cubo. Ela conta a trajetória. É muito tocante e expressa bem a ideia de que a salvação está em Cristo.

Qual a diferença entre o Hip Hop brasileiro e o Rap?

Já sabemos como é que é o Hip Hop, mas qual é a diferença entre ele e o Rap? Resumidamente é uma cultura. Não sendo apenas um estilo musical, mas várias coisas, incluindo modo de vida. Enquanto o Rap é apenas o estilo musical, sendo uma das bases da cultura Hip Hop.

Conclusão sobre hip hop.

É um modo de vida e estilo que busca expressar ideias, divulgar os problemas do mundo através da poesia. Mesmo em seu início teve suas adaptações. E não é nada mais, nada menos do que uma expressão genuína de artes plásticas, danças, ritmo e canto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.