Estilo de vida: Como é que é cada tipo?

Estilo de vida, qual o seu? Você já parou para refletir sobre o seu e os diferentes estilos de vida? Aqui você conhecerá sobre essa ciência social, ponderar e saber mais sobre o assunto!

Em síntese, estilo de vida é a maneira da qual se vive; sobre tudo: costumes particulares – incluindo alimentação – e culturais, decisões, forma de lidar com a vida profissional e com as relações interpessoais. É, de fato, determinante.

Informar-se sobre eles é a maneira mais correta de analisar se a melhor opção é a vivida, e é por falta de diagnóstico que é gerada a tendência a doenças crônicas e impossibilidades, como as ocasionadas pelo sedentarismo.

Estilo de vida simples

Os adeptos ao estilo de vida simples são pessoas que vivem do mínimo, do mais simplório e não precisam de muito para estar bem. A exemplo, há os minimalistas.

Minimalismo não necessariamente abrange os hippies, por conta da questão das cores. Assim, os minimalistas não usam muitas cores e são majoritariamente neutras, ao contrário dos hippies que viveram as décadas de 60 e 70.

Tendem a ser pessoas que buscam por algum tipo particular de iluminação espiritual e expansão da consciência e, por isso, estão sempre pondo a condição mental em primeiro lugar.

Às vezes, por este motivo, ignoram algumas necessidades do corpo, como o ato de jejuar para um fim religioso, ritualístico.

É uma aproximação dos ideais que os ancestrais – e depois os cínicos, como Diógenes – tinham: viver, de um jeito desapegado, o essencial sem se afligir com os progressos sistemáticos que compõem uma sociedade de trabalho e consumo.

Estilo de vida ativo

Em razão da saúde, as características principais deste estilo de vida são os exercícios físicos regulares e graduais e o culto ao corpo – como os gregos, mesmo, que valorizaram muito o corpo definido e bem cuidado.

Geralmente é seguido por fãs de esportes, como futebol, basquete, vôlei, natação, corrida, etc.

É o tipo de estilo de vida que mais garante a redução do risco de doenças graves na musculatura, nas articulações, na respiração e no coração, além de diminuir os riscos de diabetes e problemas de pressão alta.

É um grande projeto para quem planeja uma terceira idade plena e não problemática livre de complicações que poderiam ter sido evitadas no passado.

Estilo de vida saudável

Hoje, o estilo de vida considerado saudável é aquele onde a alimentação é o foco e precisa ser bem calculada, a atividade física faz parte da rotina, mas, em contraponto, não precisa ser gradual, pode ser constante.

O objetivo é manter um padrão corporal sem obsessões que podem prejudicar a mente, é manter o equilíbrio entre esses dois fatores – alimentação e exercício.

Assim como o ativo, o saudável reduz o risco de doenças, porém numa eficácia menor, já que não é obrigatoriamente tão intenso como o ativo.

Generalizando, o saudável evita os males (exemplo: evitando comer algo cancerígeno) enquanto o ativo corre atrás dos resultados (exemplo: pegando pesado na academia).

Outros estilos de vida

Há outras maneiras de viver a vida que não fazem parte dos adjetivos mais comuns que se encontra no dia a dia relacionados ao assunto – como simples, saudável e ativo –, mas que são realidade para muitas outras pessoas.

São exemplos os hippies e neohippies, o pessoal do vaporwave, a galera do indie e os viajantes independentes, conhecidos como mochileiros.

Podem ser chamadas de pessoas alternativas, significando aquelas que buscam a essência em novas formas genuínas de vivenciar as coisas, sem se importar com as predefinições impostas a elas.

Isso define muito bem a ambição dos veganos por um relacionamento mais sincero e honesto com os animais e com a Terra.

Inclusa, tem-se a possibilidade de formular o próprio estilo de vida – um de sua identidade – ao invés de buscar um pré-estabelecido, afinal a vida não é uma fórmula a ser seguida, e cada um responde diferentemente aos estímulos, então não faz sentido fechar as portas para novas categorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.