Como é que é investir no tesouro direto?

Como investir no tesouro direto: Cansado de estar sem dinheiro? Isso é por que você não investe! O investimento no tesouro direto é uma excelente alternativa para mudar o seu futuro, veja a seguir.

Mais um ano se passou e você continua na mesma, certo? Assim, apertado, com pouco dinheiro, contando cada centavo para que a conte feche no fim do mês, certo?

O resultado de hoje é decorrente de todos os últimos anos de sua vida, ou seja, se você gastou, não tem. Porém se você investiu é provável que hoje colheria os frutos.

Devido a isso, o tesouro direto é uma ótima possibilidade de investimento. O risco neste tipo de aplicação é baixo, tem fácil utilização, além da boa rentabilidade atrair muitos investidores.

O que é tesouro direto?

Antes de saber Como investir no tesouro direto, é preciso saber o que é isso! Então isso é um tipo de investimento da categoria renda fixa, no qual o investidor conhece a origem da remuneração. Porém a rentabilidade final é imprecisa, pertinentes às variações de taxas.

O tesouro nacional é arrecadado através do mercado financeiro cuja finalidade é ajudar com frações de pagamentos e contas do governo.

Inclusive, o grupo de instituições financeiras é denominado mercado financeiro, entidades que recolhem poupança e ofertam crédito para quem necessita.

A propósito, o tesouro direto foi criado em Janeiro de 2002. Através do Tesouro Nacional juntamente com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

Desse modo, o objetivo principal deste modelo de investimento era aumentar o número de investidores com obtenção de títulos públicos. Sendo possível, aplicações mínimas a partir de R$ 30 reais.

Aliás, a aquisição de títulos públicos era adquirida indiretamente através de cotas de fundos de investimentos. Ou seja pequenos pedaços de um todo. Agora, as pessoas físicas são capazes de comprar títulos públicos pela internet.

Como investir no tesouro direto

Depois de saber o que é, vejamos como investir no tesouro direto. Em relação ao investimento no tesouro direto, existem vários tipos de investimentos disponíveis, cada qual com suas vantagens e riscos. Porém, toda ação sobre esse tipo de título, deve ser realizada por uma corretora ou banco.

Assim se deve escolher qual o tipo de investimento e finalmente efetuar a compra do título escolhido. Vejam a seguir, os títulos ofertados nesta modalidade, para quem deseja investir.

Como investir no Tesouro direto pré-fixado (LTN) – Letras do Tesouro Nacional

Apresenta de uma forma bem simples, a fluidez de pagamento. Pois o investidor, ao aplicar o seu dinheiro recebe no final do vencimento.

Este tipo de investimento é indicado para quem não precisa de retorno rápido. Já que pode esperar o recebimento do dinheiro investido somente no final do vencimento.

Como investir no Tesouro direto Tesouro pré-fixado com juros semestrais (NTN-F) – Notas do Tesouro Nacional série F

O retorno do capital investido nesta opção é acertado no instante da compra mediante a taxa interna de retorno (TIR). Além do mais, a cada 6 meses é efetuado o pagamento de juros.

Com isso, uma parte dos rendimentos são recebidos ao longo do período de investimentos, mediante os juros (cupons semestrais). No fim do vencimento do título, ocorre liberação do valor investido mais a rentabilidade.

Para quem necessita de complementação de renda desde o momento que investe, este tipo de título é indicado. Pois recebe pagamentos de juros semestrais.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) – Notas de Tesouro Nacional série B

Neste título, o retorno do capital investido refere-se à variação da inflação e aos juros do momento da compra. A inflação é calculada pelo IPCA, índice nacional de preços ao consumidor amplo.

Além disso, apresenta de forma bem simples, a fluidez de pagamento. Sobre o qual, acontece uma única vez ao final da aplicação, acrescido a rentabilidade e correção da inflação.

Para quem pensa em poupar por longos períodos, esta aplicação é recomendada. Já que possui opção de vencimentos mais longos para resgate do investimento.

Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B) – Notas de Tesouro Nacional

Este tesouro é parecido com o IPCA+ (NTB- B Principal). Pois o ganho é referente a variação do IPC e aos juros do momento da compra. A diferença está na forma de pagamento.

Neste investimento, o pagamento é recebido por juros semestrais além da data final do título. Por isso, é indicado para quem necessita de complementação de renda, já que recebe pagamentos de juros semestrais.

Tesouro Selic (LFT) – Letras Financeiras do Tesouro

Neste tesouro, o retorno do capital investido refere-se à variação da taxa Selic. Ou seja, o prêmio é através da variação diária desta taxa. Desde o momento da compra até o vencimento do título.

A taxa Selic é dos mais importantes índices de investimento, pois mede taxa básica de juros frente a economia brasileira. Ou seja, as taxas de juros de financiamentos e aplicações financeiras.

Neste caso, o pagamento do título é simples. Pois o investidor ao aplicar o seu dinheiro recebe no final do vencimento, o valor acrescido da rentabilidade.

Diante disso, é indicado para investidor que necessite de curto prazo e aplicação mais segura. Já que apresenta bem pouca variação no seu valor de mercado.

Vale a pena investir no tesouro direto?

Em virtude da aplicação em tesouro direto, gerar baixo risco e ser um investimento fácil e acessível. Os perfis de investidores neste tesouro possuem perfil seguro e seja confortável com seus objetivos.

Este tipo de investimento possui muitas vantagens, dentre as quais a segurança já que possui baixo risco. Grande flexibilidade, pois permite decidir qual título se adequa melhor ao perfil.

Ao mesmo tempo o seu custo de investimento é vantajoso já que pode iniciar com baixo capital. Além da comodidade da operação, pois pode ser realizado tudo através da internet.

Inclusive, qualquer pessoa física que possua CPF, tenha uma corretora ou instituição financeira, está apto para ser investidor nesse tesouro. Basta dar o primeiro passo e investir sem medo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.