Como é que é a caminhada para iniciantes?

A caminhada para iniciantes é uma atividade física muito simples e vantajosa. Mesmo para quem está iniciando, é muito benéfica. Ficou curioso? Veja mais sobre o assunto!

A caminhada é uma atividade física muito conhecida pelos seus benefícios a saúde. A sua prática oferece vantagens como:

  • Melhora da circulação
  • Combate a osteoporose
  • Protege contra derrames e infartos

Aliás, independente do seu ritmo de caminhada, os benefícios vêm. Também não importa se você preferir a esteira ao invés de caminhas ao ar livre. Como você pode ler até então, não há muitas desculpas para deixar de iniciar essa atividade.

Caminhada para iniciantes na esteira

Caminhar na esteira parece ser uma opção muito interessante para quem tem medo de praticar essa atividade física nas ruas. Assim, se tem a vantagem de poder caminhar no conforto de sua casa, assistindo a algo em sua TV.

Então se você que deseja começar, saiba que a caminhada para iniciantes na esteira deve ser iniciada com velocidade mais lenta para que se pegue o ritmo. Depois, aos poucos, passe a aumentar a velocidade gradualmente.

Além disso, é muito importante que você use roupas e calçados adequados. O tênis, quando feito para a prática de atividades físicas, ajuda a absorver o impacto com o solo.

Para evitar acidentes enquanto caminha na esteira, evite tirar ou trocar o que está vestindo. Também é importante cuidar os cadarços de seus tênis. Um tropeço em uma esteira costuma a ser pior, por conta do movimento.

E para evitar machucados caso ocorra uma queda na esteira, use sempre o sistema de segurança que ela possui. Geralmente se trata de um fio que deve ser preso à roupa. Assim, quando desconectado a esteira para completamente.

Caminhada ajuda na ansiedade?

Sim. Mesmo sendo uma caminhada para iniciantes, um dos benefícios é a ajuda no controle da ansiedade. Isso acontece porque quando caminhamos, o nosso corpo eleva a produção de serotonina, substância do prazer.

Inclusive, caminhar também ajuda a controlar a ansiedade porque enquanto caminhamos o nosso cérebro entra em estado meditativo. Assim, com a mente tranquila a ansiedade é contida.

Caminhada para iniciantes levemente emagrece?

Apesar da velocidade baixa, a caminhada leve ajuda a emagrecer. Com isso, você que está praticando uma caminhada para iniciantes, pode se animar.

No entanto, é importante que se mantenha a regularidade para que o emagrecimento aconteça. Além disso, seu tempo de caminhada pode influenciar na quantia de calorias perdidas.

Um outro fato importante a ser mencionado é que quanto maior o seu peso, mais fácil será a queima de calorias. Em razão disso a caminhada leve apresenta muito mais resultado para uns do que para outros.

Aliás, a caminhada pode ajudar a controlar a vontade de comer. Os doces, especialmente o chocolate, estão inclusos nos alimentos que podem ser “esquecidos” em uma caminhada.

Caminhada gravidez?

A caminhada é muito benéfica para a gravidez. Um dos benefícios trazidos pela caminhada na gravidez é o preparo do corpo da gestante para abrigar o bebê.

Aliás, mulheres que praticaram atividades físicas durante a gestação tem a recuperação pós-parto muito mais rápida se comparadas às gestantes que não praticaram atividades físicas. Lembre-se de que a caminhada é uma atividade física.

Outra vantagem que se tem ao caminhar na gravidez é o aumento da disposição. Ela também ajuda a sustentar o peso do bebê, bem como fortalece os músculos das pernas e do abdômen.

Contudo, na caminhada para iniciantes na gravidez devem ser tomados alguns cuidados. Um deles é a atenção ao horário em que a caminhada é feita. O horário mais indicado é entre as 6 e 10 horas da manhã ou após as 16h.

Além do mais, é indispensável ter uma garrafa d’água consigo enquanto for fazer a sua caminhada. Muita água é eliminada enquanto essa atividade é feita. Manter-se bem hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.